livro de reclamações/sugestões

apipocamaispobre@gmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

Métodos de poupança


Ora bem, jornal fechado, expediente terminado por hoje. Resta ainda um pouco de energia para mais um post. Desta vez gostaria de partilhar convosco, caras pipoquitas pobrezitas, alguns conselhos de poupança, saidos da minha agenda pessoal e direitinhas para as vossas ... se assim entenderem claro!

1. Procure controlar as entradas e saídas de dinheiro - faça o registo das suas despesas por categoria e depois registe cada pagamento feito; registe também as entradas de dinheiro (é mais pequena a lista de certeza).

2. Organize o seu orçamento mensal - O meu conselho é fazer isso imediatamente quando recebe o salário. É imprescindível saber exactamente quando dinheiro vai disponibilizar para cada uma das despesas. Levante o montante total e use um pouco do seu tempo para pagar as suas contas: renda, telefone, internet, etc.

3. Pague-se a si mesma em primeiro lugar - Já devem ter constatado que o salário acaba sempre antes do mês, independentemente das despesas. As mulheres são naturalmente 'gastadoras', logo, se quiser poupar, o meu conselho é que faça isso logo no inicio do mês. (Quando ainda tem dinheiro). Retire no mínimo 10% do seu ordenado e coloque numa conta à parte, (de preferência que não tenha o multibanco ou vinti4).

4. Destine o dinheiro a activos que lhe interessam - dinheiro guardado dura pouco porque vai aparecer sempre algo para se gastar, principalmente nos tempos actuais. Por isso, seja empreendedora, invista em algo que lhe possa fazer render o seu dinheiro. Pense em formas de ganhar mais por meio de rendimentos activos. Se não quiser ir tão longe, trace objectivos que a impeçam de mexer no dinheiro. Poupe para algo. Um computador novo, uma máquina digital, uma bimbi. O que quiser. são coisas que sempre pode vender no futuro se o cinto apertar demais.

;-) beijinhos crioulos da Libertinna

4 comentários:

Lady Me disse...

Antes de seguir estas dicas, preciso de arranjar um emprego, mas até me considero poupada, embora, como qualquer mulher, de vez em quando cometa uma loucura ou outra!

Libertinna disse...

pois, minha querida ainda bem que és assim, és melhor do que eu que preciso de me policiar. Ah e Mesmo antes de arranjar um emprego é sempre bom ter em mente algumas técnicas de gestão financeira, seja das mesadas, das bolsas de estudo ou dos subsídios. beijinhos pra ti

rosa_chiclet disse...

Pois isso é muito bom em teoria mas eu não consigo ser assim tão organizada, infelizmente :(

Olha deixei um mimo para ti no chiclet :)

Pipoca mais pobre disse...

x. é difícil sim mas podemos começar devagarinho. Tirar um pouquinho e colocar numa gaveta (e esquecer que ele lá está)...e assim por diante ;)

p.s- um miminho??? o meu primeiro, que bom!

bjitos!