Fazem 40ºC à sombra, o sol está alto no céu, convida a um mergulho, bem não se esqueçam do protector. Fica aqui uns conselhos sobre protecção solar:
- Para qualquer tipo de pele, o protector deve ter um índice mínimo de protecção de 15. Mas nestes dias mais quentes ou pessoas de pele muito clara o melhor é não arriscar e usar um de factor 30.
- Coloque o protector cerca de uma hora antes de se expor, para que a pele o absorva bem. Repita a operação em cada 2 ou 3 horas e após mergulhar, mesmo que o rótulo refira que é de longa duração ou à prova de água.
- Evite o Sol entre as 11 e as 17 horas. Em caso de onda de calor, não vá à praia.
- Não precisamos bronzear logo numa única ida à praia, o verão tem 3 meses, curte-o e apanhe sol gradualmente.
- Mesmo que esteja debaixo do guarda-sol, os raios conseguem atravessar ou chegam à areia e são refletidos.
- Proteja-se não só na praia mas em qualquer desporto ou actividade ao ar livre, como caminhada e jardinagem.
- Para o exterior, opte por roupa com protecção específica contra os raios UV ou escolha determinados tecidos. A ganga, os tecidos sintéticos como o poliéster, mais espessos e de cores mais escuras são mais eficazes.
- Faça depilação ou peeling 2 ou 3 dias antes da exposição solar.
- Não use creme solar que sobrou do ano passado. O prazo de validade é de 12 meses após abertura da embalagem.
- A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta. Muitos casos de cancro de pele têm origem em escaldões durante a infância. Coloque-lhes regularmente protector solar com índice elevado. Proteja-os ainda com boné e t-shirt seca e escura, pois as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta. Até aos 6 meses, não leve os bebés para a praia e, até um ano, evite a sua exposição directa ao Sol.
Fonte: Deco Proteste
Sem comentários:
Enviar um comentário